Melhoria continua: edição pessoal

Deixo já o aviso que esta não vai ser a única partilha deste género. O próximo vai ser sobre a paciência, e isto já me está a parecer aqueles Magnum dos 7 pecados mortais que a Olá lançou há uns anos atrás.

Acho que é comum a todos termos os nossos momentos de auto-análise e pensarmos no que gostaríamos de mudar na nossa personalidade. No meu caso tenho três ou quatro características que nem sempre me facilitam a vida. A principal acho que é a falta de disciplina, e é sobre essa que vou falar um bocadinho hoje.

Opinião pessoal: acho que a disciplina é dos traços de personalidade que mais contribui para no nosso sentimento de realização pessoal, que por sua vez impacta na nossa felicidade. Toda a gente tem, o que nos distingue é a “quantidade” que cada um tem.

Como toda a gente, tenho objetivos e durante a concretização destes é uma luta. Mesmo que imagine o quão feliz vou ficar se alcançar aquilo, há coisas que para mim são um braço de ferro. Por acaso até vou conseguindo ter a vontade de não desistir, contudo, vejo que prazos alongados funcionam melhor. Tenho um momento de resistência no início que tenho sempre que ultrapassar. Acabo por chegar lá, mas se fosse mais disciplinada acho que conseguia alcançar o que quero mais rapidamente. De referir que isto só me acontece com projetos pessoais. Quanto a trabalho como a ordem vem “de fora” consigo rapidamente por-me a mexer.

Acho também que é importante referir que há várias dimensões que podem explicar o porquê de alguém são ser disciplinado: podemos estar cansados, a nossa alimentação não estar a ser a mais nutritiva, depressão, ansiedade, já não nos identificarmos com o objetivo definido, se calhar estamos a trabalhar em muitas metas ao mesmo tempo e consequentemente podemos estar a sentir-nos assoberbados com tudo, etc.

Se alguém que esteja a ler isto sinta que também trava a mesma luta com disciplina, deixo algumas referências que leio quando sinto que preciso de foco. De mencionar que são todos em inglês. Não encontrei matéria de referência sobre isto em português. Se conhecerem podem deixar nos comentários.

Forbes.com

Consulting.com

Theladders.com

WanderlustWorker.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.