Produtividade

Há uns dias estava a ver o vídeo sobre os 5 novos hábitos a iniciar em 2021 do canal Mariana’s Corner (um aparte, a Mariana é portuguesa e conteúdo é de qualidade, por isso fica já aqui a referência para quem gosta de ler/ver temas relacionados com produtividade), e ela menciona que a produtividade tem ciclos: às vezes conseguimos concretizar imensas coisas, e outras alturas há em que o meu dia no Google Calendário não tem uma única tarefa concluída.

Isto fez-me pensar sobre a minha realidade. Que factores influenciam estes fluxos pelos quais eu também passo, e como tentar minimizá-los. Talvez por ser inverno e estamos numa altura em que os dias estão muito frios vejo que, pelo menos nesta altura do ano, o que mais me limita é o frio: não me deixa concentrar, quando finalmente consigo focar em algo é sempre por curtos períodos de tempo, o esforço que tenho de fazer para manter essa atenção é maior, e no que toca a tarefas domésticas, a vontade de andar em cima das coisas é menor. Isto faz com que tenha dias em que tenho mil tarefas para fechar (as coisas têm de ser fechadas à mesma, quer eu as faça hoje ou amanhã), e internamente há sempre um sentimento de desilusão comigo mesma, pois sinto que consigo fazer melhor. Como este está a ser o primeiro inverno nesta casa, não tinha noção que a questão do aquecimento era tão urgente (era uma obra que estava pensada, mas mais lá para a frente).

Penso que para outras pessoas o facto de os dias serem cinzentos ou então mais curtos, também geram impacto sobre o seu bem estar geral, que por sua vez influência a sua predisposição para ser mais produtivo.

Há alguns dias resolvemos a questão do aquecimento cá de casa – falta mudar umas janelas para que o calor gerado não “fuja” – mas já sinto diferenças. Apesar de ter aquecimento há uns 4 dias, hoje já fiz mais coisas que 2 dias juntos das semana passada.

E desse lado, o que sentem que vos limita mais?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.